Narrativas Fotográficas – Workshop por Pauliana Valente Pimentel | 1 a 10 de Março

Irá decorrer durante o mês de Março a 6ª Edição das Narrativas Fotográficas no Intendente, workshop de fotografia a cargo da artista e fotógrafa Pauliana Valente Pimentel.
Toda a informação relativa ao workshop no seguimento desta comunicação.
As inscrições estão abertas até 27 de Fevereiro (educativo@casaindependente.com)

NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS

Construção e análise conceptual de portfolio

por Pauliana Valente Pimentel

APRESENTAÇÃO

Durante o workshop serão examinados os portfolios trazidos pelos alunos e irão ser dadas aulas sobre aspectos técnicos e estéticos. Ao mesmo tempo a professora irá mostrar o seu trabalho e conduzir os alunos a produziram novas fotografias. No final será discutido o trabalho produzido com o intuito de traçar planos para projectos futuros. No final do workshop irá haver uma apresentação final dos trabalhos dos alunos na Casa Independente, em forma de exposição ou criação de um fanzine.

DESTINATÁRIOS / PRÉ-REQUESITOS

Este curso é indicado para pessoas que desejam criar um novo corpo de trabalho e organizar e aperfeiçoar os seus portfólios.

OBJECTIVOS

  • Os portfolios atuais dos alunos serão avaliados de forma a aperfeiçoar uma linguagem representativa e coerente do trabalho de cada um;
  • Criar um projecto de raiz, ir para o terreno de uma forma adequada;
  • Edição: instrumentalizar os alunos de forma teórica e prática para capacitá-los a criar portifólios específicos de acordo com o target pretendido;
  • Compreender a comunicação e circulação do trabalho não só no mundo artístico contemporâneo mas também no mundo do editorial.

METODOLOGIA

  • Durante o workshop serão examinados os portfolios trazidos pelos alunos e irão ser dadas aulas sobre aspectos técnicos e estéticos. Ao mesmo tempo a professora irá mostrar o seu trabalho e conduzir os alunos a produziram novas fotografias.
  • Os alunos serão assim conduzidos a criar um novo corpo de trabalho ao longo do workshop.
  • Os alunos aperfeiçoarão a edição e linguagem fotográfica de forma a criar uma narrativa coerente e apelativa.
  • No final será discutido o trabalho produzido com o intuito de traçar planos para projectos futuros.
  • No final do workshop irá haver uma apresentação final dos trabalhos dos alunos na Casa Independente, em forma de exposição ou criação de um fanzine.

CONTEÚDO DO PROGRAMA

AULA 1
Apresentação do formador e dos alunos.
Conversa sobre a motivação da candidatura dos formandos ao workshop e objectivos de cada um
Mostra do trabalho do formador e seu percurso enquanto fotógrafo

AULA 2
Avaliação do Portfolio de cada aluno – discusão e exemplos de trabalhos de fotógrafos conceituados de acordo com o estilo estético e procura de cada um

AULA 3
Visita ao Bairro do Intendente
Propostas de Projeto a realizar

AULA 4
Visualização, análise e discusão do trabalho em curso de cada aluno
Acompanhamento tutorial com exemplos teóricos e práticos

AULA 5
Visualização, análise e discusão do trabalho em curso de cada aluno
Acompanhamento tutorial com exemplos teóricos e práticos

AULA 6
Visualização, análise e discusão do trabalho em curso de cada aluno
Acompanhamento tutorial com exemplos teóricos e práticos

AULA 7
Edição

AULA 8
Edição, pós-produção e impressão

AULA 9
Apresentação final do trabalho de cada aluno, sob a forma de slide-show, criação de um fanzine ou exposição fotográfica na galeria do IPF

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Camera fotográfica digital e/ou analógica.
Computador portátil (não obrigatório)

CERTIFICADO

Será atribuido ao aluno um Certificado de Frequência.

BIOGRAFIA

Pauliana Valente Pimentel
1975. Lisboa. Vive em Lisboa e trabalha entre vários países.
Como artista e fotógrafa freelancer, faz trabalhos de fotoreportagem desde 1999 para diversos jornais e revistas portuguesas e estrangeiras, bem como exposições individuais e colectivas.
Em 2005, participou no curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Pertenceu ao colectivo [Kameraphoto] desde 2006 até à sua extinção em 2014. Em 2016 funda o novo colectivo “N’WE”.
Para além de livros colectivos, em 2009 foi publicado o seu primeiro livro de autora ‘VOL I’, pela editora Pierre von Kleist e ‘Caucase, Souvenirs de Voyage’, pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2011.
Realizou também diversos filmes: “Diz-se que Portugal é um bom país para se viver”, 40min, Portugal 2011; “Jovens de Atenas / Youth of Athens”, 13 min. Athens, Greece, 2012 e “Entre Nous”, 51 min. Portugal, France, 2014.
Em 2015 recebeu o prémio de Artes Visuais, do melhor trabalho fotográfico do ano, “The Passenger” pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Já fez exposições em diversos países europeus – Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, Grecia, mas também fora da Europa, como por exemplo, EUA, China, Africa (Marrocos, Cabo Verde) e Turquia.
Esteve durante cinco anos representada na Galeria 3+1 Arte Contemporânea e actualmente pela Galeria das Salgadeiras, em Lisboa. Parte da sua obra pertence a coleccionadores privados e institucionais.

+ info

http://www.paulianavalentepimentel.com/

http://casaindependente.com/quemsomos/projectos/narrativas-fotograficas-do-intendente/

http://artecapital.net/perspetiva-174-natalia-vilarinho-um-projecto-fotografico-na-casa-independente

Cartaz DR