Conceito

A Casa Independente é um projecto artístico da Ironia Tropical – Associação Cultural idealizada por Inês Valdez e Patrícia Craveiro Lopes, materializando-se no antigo Edifício da Comarca de Figueiró dos Vinhos, Palacete datado de 1863 outrora local com diferentes funções. Situada no coração do Largo do Intendente, inaugura quando as respectivas obras de reabilitação levadas a cabo pela Câmara Municipal de Lisboa para esta zona, devolvem este largo à cidade de Lisboa com novo fôlego.

Com as portas abertas desde Outubro de 2012, a vontade de transformar esta casa num lugar ecléctico com diferentes dinâmicas, dinamizando e promovendo o encontro de vários públicos num espaço cultural multidisciplinar, tem sido o mote principal numa lógica de integração com a comunidade local assente em códigos de partilha e trocas de experiências. Ao longo do caminho a Casa tem tido o privilégio de acolher outras estruturas culturais que aqui desenvolvem propostas em parceria.

A Casa tem uma programação diversa: concertos, exposições, ateliers, residências artísticas, recitais e saraus, entre outras actividades. Entre 2012 e 2013 contou com o apoio do Programa BIP/ZIP (projecto da Câmara Municipal de Lisboa).

É de destacar a apurada escolha de selectas (djs amigos da Casa) e a banda residente – Fogo Fogo; juntos fazem as honras da Casa no já mítico “Salão Tigre”, a sala principal com vista privilegiada para o Largo do Intendente.

Simultaneamente, a Tasca Tropical, serve de apoio à Casa; refeições caseiras, petiscos e afins podem ser saboreados nas restantes divisões ou no bonito pátio, que é sem dúvida dos locais mais concorridos da Casa quando o tempo assim permite.

Sintam-se em casa por favor.

 

Salão Tigre

Salão Tigre

Pátio

Fotografias por Marta Pina