Narrativas Fotográficas do Intendente

Narrativas Fotográficas do Intendente é um ciclo de workshops conduzido pela fotógrafa Pauliana Valente Pimentel. Pretende-se com estes workshops produzir uma recolha visual do bairro do Intendente em toda a sua diversidade. Do encontro entre a artista e os participantes irá resultar um arquivo fotográfico do Intendente que será uma reflexão sobre a memória, as relações entre a comunidade e a vida quotidiana de um das zonas mais multi-culturais da cidade de Lisboa. A diversidade deste bairro e as transformações (urbanísticas, sociais, antropológicas, emocionais) que esta zona tem sofrido num curto espaço de tempo são temas para estas sessões. É valorizado o ponto de vista pessoal de cada um dos participantes onde o resultado será a preparação de um portfolio de cada um dos alunos e que será depois integrado no arquivo fotográfico que estamos a compor.

Os workshops decorrem desde 2014, normalmente cada atelier é planificado por etapas, numa primeira abordagem a fotógrafa fala do seu trabalho e introduz questões teóricas relativas à prática fotográfica e realiza tutoriais com os alunos, seguindo-se uma apresentação de cada um dos participantes e eventual amostra de trabalhos passados. Depois desta sessão introdutória e definição dos temas parte-se por assim dizer para o trabalho de campo e reconhecimento dos terrenos a abordar (cada um dos participantes tem liberdade para escolher os objectos fotográficos).

10 dias no Intendente” foi o primeiro workshop desta parceria entre a Casa Independente e fotógrafa Pauliana Valente Pimentel em Novembro de 2014, e resultou numa exposição na vitrina que se encontra no topo das escadas à entrada da Casa. Entretanto o segundo workshop, em Abril de 2015, resultou na edição física de uma fanzine Photographic Narratives in Intendente, o terceiro workshop decorreu em Setembro de 2015 resultou na exposição individual – “Ramadão no Benformoso” de Fernando Pina nas escadas da Casa Independente que dão acesso ao Andar de Cima.

Participaram até à data nas Narrativas, os seguintes autores: Joana Viana, Luís Conde, Cristina Maurício, Pedro Almeida, Ágata Wiorko e Fernando Pina.

A Casa Independente tem um papel activo na mediação com a comunidade em parceria com a artista e o desenvolvimento dos workshops. O resultado final será sempre um objecto artístico a partir dos documentos realizados durante as várias sessões, com curadoria de Pauliana Valente Pimentel.

Fanzine Narrativas Fotográficas do Intendente – PDF