- Este evento já decorreu.
“Arquitectura e Comensalidade: uma história da casa através das práticas culinárias” de Mariana Sanchez Salvador (Lançamento livro)
12 Abril, 2016 @ 18:30
Gratuito“ARQUITECTURA E COMENSALIDADE: UMA HISTÓRIA DA CASA ATRAVÉS DAS PRÁTICAS CULINÁRIAS”
Como foram as nossas casas transformadas pela comida, pelo acto de cozinhar e pelo partilhar de uma refeição? Foram as práticas de confecção que definiram a configuração das nossas cozinhas, ou foram os avanços técnicos nestes espaços que nos permitiram confeccionar novos pratos? Existe uma correlação entre as maneiras à mesa e a configuração do espaço de refeição?
Partindo da Roma Antiga até à contemporaneidade, este livro descreve-nos a evolução da performance culinária na casa, inter-relacionando espaço, comida e sociedade. A transformação da arquitectura doméstica é explicada através dos seus espaços culinários, cruzando-se com a influência das técnicas e simbolismos das preparações culinárias e com os valores culturais associados ao cozinhar, comer e habitar. À visão global destas transformações, ocorridas no contexto ocidental, acrescentam-se descrições, histórias e curiosidades que nos transportam para a ambiência vivencial de cada época. Estes diversos contributos confluem para uma compreensão profunda e holística da evolução do espaço doméstico à luz das práticas culinárias, para uma outra história da casa.
MARIANA SANCHEZ SALVADOR
Mariana Sanchez Salvador é arquitecta e investigadora. Ao longo do seu percurso profissional, tem desenvolvido concursos e projectos de Arquitectura, bem como realizado conferências, publicações e exposições. Trabalhou no atelier Carrilho da Graça Arquitectos, entre 2009 e 2012, colaborando em numerosos projectos que abarcaram desde a escala urbana, aos equipamentos públicos, reabilitação de edifícios, intervenções temporárias e exposições. É licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Arquitectura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Está actualmente a desenvolver a sua tese de Doutoramento em Estudos Urbanos, na FCSH-UNL e ISCTE-IUL, através de uma Bolsa de Doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Esta publicação conta com o apoio de:
CIAUD — Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia
Edição: Editora Caleidoscópio