A Casa Independente abre as portas do seu Serviço de Pequena Cirurgia para acolhimento de artistas nas mais diversas áreas. Durante três meses, estes são convidados a habitar a Casa e a criar uma obra que reflectirá os momentos por cá vividos. O trabalho dos artistas em residência é apresentado ao público e poderá ser feito em diferentes formatos.
Junho a Setembro de 2019
Artista de som, Mestre em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa com uma investigação no World Soundscape Project na Simon Fraser University no Canadá e músico em projectos como JIBÓIA, Älforjs, Pythons, Cobra Lard e Baphomet. Mestre André é também apicultor, envolvido no pensamento ecológico da estética em contextos naturais, tendo explorado estéticas de ruptura no seu trabalho teórico “Sociopolitical aesthetics of noise and art”. O seu trabalho reflecte um pensamento ecológico de prácticas criativas e relações estéticas em contextos naturais humanos e não-humanos. Trabalha também como performer, compositor e artista de som para cinema, dança, performance e teatro. Mestre André apresentou o resultado da sua residência no mês de Novembro de 2019, uma instalação fruto dos momentos vividos na Casa de nome Dwelling Poetics of Dystopia #1.
Setembro a Dezembro de 2018
Tom Leamon (1981) é um pintor nascido em Londres. As suas criações são um experimentar para a libertação, expressões de liberdade inteiradas num mundo restrito. Os trabalhos de Tom
mergulham na psyque humana, com um fascínio pelo ciclo do nascimento, da vida, do crescimento e morte. Há histórias a serem contadas em cada peça, mensagens fracturadas e
escondidas que pedem uma imersão total por parte do espectador. Explorando o simbolismo através das suas inúmeras técnicas, o trabalho de Tom desafia-nos a um nível sentimental e espiritual. Tom reside entre Londres e Portugal, trabalhando de forma regular na residência artística The Beekeepers (Portugal), que o próprio iniciou em 2014. Após os três meses de habitação na Casa, Tom apresentou ao público Stories From The Surgery, em Fevereiro de 2019.