Residências Artísticas: Serviço de Pequena Cirurgia

A Casa Independente abre as portas do seu Serviço de Pequena Cirurgia para acolhimento de artistas nas mais diversas áreas. Durante três meses, estes são convidados a habitar a Casa e a criar uma obra que reflectirá os momentos por cá vividos. O trabalho dos artistas em residência é apresentado ao público e poderá ser feito em diferentes formatos.

Mestre André

Junho a Setembro de 2019

Artista de som, Mestre em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa com uma investigação no World Soundscape Project na Simon Fraser University no Canadá e músico em projectos como JIBÓIA, Älforjs, Pythons, Cobra Lard e Baphomet. Mestre André é também apicultor, envolvido no pensamento ecológico da estética em contextos naturais, tendo explorado estéticas de ruptura no seu trabalho teórico “Sociopolitical aesthetics of noise and art”. O seu trabalho reflecte um pensamento ecológico de prácticas criativas e relações estéticas em contextos naturais humanos e não-humanos. Trabalha também como performer, compositor e artista de som para cinema, dança, performance e teatro. Mestre André apresentou o resultado da sua residência no mês de Novembro de 2019, uma instalação fruto dos momentos vividos na Casa de nome Dwelling Poetics of Dystopia #1.

Alförjs na Galeria Zé dos Bois (Lisboa, 30.11.2016) por Lais Pereira

Tom Leamon

Setembro a Dezembro de 2018

Tom Leamon (1981) é um pintor nascido em Londres. As suas criações são um experimentar para a libertação, expressões de liberdade inteiradas num mundo restrito. Os trabalhos de Tom
mergulham na psyque humana, com um fascínio pelo ciclo do nascimento, da vida, do crescimento e morte. Há histórias a serem contadas em cada peça, mensagens fracturadas e
escondidas que pedem uma imersão total por parte do espectador. Explorando o simbolismo através das suas inúmeras técnicas, o trabalho de Tom desafia-nos a um nível sentimental e espiritual. Tom reside entre Londres e Portugal, trabalhando de forma regular na residência artística The Beekeepers (Portugal), que o próprio iniciou em 2014. Após os três meses de habitação na Casa, Tom apresentou ao público Stories From The Surgery, em Fevereiro de 2019.

Tom no Serviço de Pequena Cirurgia por Pauliana Valente Pimentel