A Casa Independente nasceu em 2012, no coração do Largo do Intendente, em Lisboa, fundada por Inês Valdez e Patrícia Craveiro Lopes.
O edifício que hoje nos acolhe foi construído em 1863 para receber a Associação do Registo Civil, ligada à defesa da liberdade religiosa e dos direitos civis. Mais tarde, acolheu a Casa de Figueiró dos Vinhos e a Associação de Socorros Mútuos Almirante Cândido dos Reis, tornando-se um ponto de encontro vivo da cidade, em sintonia com as transformações do Largo do Intendente e de Lisboa.
Passados 13 anos da abertura, afirmamo-nos como um espaço independente e multidisciplinar que cruza artes e quotidiano, sustentado pelos encontros diários no nosso bar, aberto de terça a sábado. Nascemos e crescemos na premissa de promover o encontro entre pessoas, linguagens e formas de estar e viver, abrindo espaço para a diversidade, a reflexão, liberdades artística e criativa e experimentação.
A nossa programação é eclética e diversificada: concertos, exposições, residências artísticas, workshops, festas, sessões de cinema, ensaios e conversas. Misturamos tudo isso com o prazer de estar em comunidade, partilhando e celebrando cada manifestação artística que propomos. Somos um sítio de pessoas para pessoas, um espaço de participação, experiência e liberdade criativa.
Dividimos a vida da Casa em três dimensões: o Salão Tigre, pista de dança e palco polivalente; o Pátio, espaço ao ar livre que é o coração da Casa; e o Andar de Cima, mais intimista, pensado para copos e conversas tranquilas.
A Casa está sempre em mutação: os murais nas paredes, as novas decorações e o acolhimento de artistas de diferentes disciplinas e gerações fazem com que o espaço se regenere continuamente, revelando em cada canto camadas da nossa história e celebrando a efemeridade que nos obriga a uma constante reinvenção criativa.
A Casa Independente é, acima de tudo, um espaço vivo, feito de encontros, de criação e de partilha, que se renova todos os dias com quem por aqui passa.








