Em 2011 António Vieira (guitarra) lança um primeiro EP de quatro canções, a solo, no que pode ser considerado a primeira edição do projecto Basset Hounds. A vontade de partilhar e crescer com mais gente levou a que em 2012 os Basset Hounds deixassem ser um projecto e passassem a ser uma banda a quatro. Pelos caminhos de amizades em comum, de tempos de liceu e de Verões preguiçosos de infância chegaram Miguel Nunes (guitarra e voz), José Francisco Martins (baixo) e Afonso Homem de Matos (bateria).
As diferenças acomodoram-se e rapidamente as estéticas e gostos pessoais se moldaram para dar origem às primeiras canções compostas entre amigos, apresentadas pela primeira vez ao vivo na Casa de Lafões. Com dois pequenos EPs lançados entre 2012 e 2014, período em que a matilha foi alargada primeiro com João Chaves (Dreams) e mais tarde com André Isidro (Tekuno / Duck Tape Melodies), e depois de alguma rodagem ao vivo em salas da capital, o primeiro longa-duração é editado em Outubro de 2015 com o selo da NOS Discos.
Apelidado simplesmente de Basset Hounds o disco e a boa recepção ao mesmo por parte do público e da imprensa nacionais abrem portas a uma tour de apresentação que marcou presença nas principais salas do circuito indie português e nalguns dos principais festivais de música do país (Lisbon Psych Fest, NOS Alive!, NOS Em D’Bandada, Super Bock Super Rock, Party Sleep Repeat!, Indie Music Fest, …). Durante o hiato de um ano dedicado a composição e a outros projectos pessoais nascem novas canções que em 2018 culminam em II, o segundo álbum da banda, editado em Abril com o selo da Pontiaq.
1 JUNHO | 22H | 6€ OU 12€ c/ CD | evento facebook